Digital, Novos Canais e Inovação | Crescimento Novos Canais B2C

Digital, Novos Canais e Inovação | Crescimento Novos Canais B2C
CTT
10/20/2025 12:47:33
*
A Direção de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT pretende recrutar um Responsável de Crescimento, para a área de Novos Canais B2C.
Procura uma pessoa dinâmica e orientada para resultados para liderar e acelerar o crescimento dos novos canais B2C dos CTT — digital e canal comercial telefónico. Irá definir a estratégia, executar com foco em performance e orquestrar uma equipa de 4 pessoas, garantindo uma experiência de cliente de excelência e um crescimento sustentável de vendas.
Principais responsabilidades:
- Definir e implementar a estratégia de crescimento dos novos canais B2C (digital + telefónico), de forma sinérgica entre si e alinhada com os objetivos de negócio;
- Gerir o ecommerce/loja online endtoend: eficiência operacional, UX/UI, conteúdos, conversão e retenção;
- Identificar pontos de otimização da jornada do cliente em ambos os canais (do primeiro contacto à pósvenda), e prioridades para implementação por parte de equipas de desenvolvimento;
- Monitorizar e analisar KPIs comerciais (tráfego, taxa de conversão, abandono, tempo de permanência, ticket médio, CAC, LTV, indicadores de produtividade de canal comercial telefónico) e transformar dados em decisões;
- Liderar a ativação no canal digital e no canal telefónico, em coordenação com as equipas internas: SEO/SEA, social, email marketing, programas de fidelização, remarketing e paid media;
- Desenhar e gerir a estratégia de vendas e fidelização no canal telefónico, com especial foco em produtos parceiros (seguros, planos de saúde e produtos financeiros);
- Gerir orçamento, fornecedores e parcerias, garantindo ROI e qualidade;
- Impulsionar a inovação (ex.: novas funcionalidades, personalização, automação) e conduzir projetos piloto até à escala;
- Reportar regularmente à Direção e à Administração, com recomendações estratégicas baseadas em dados.
O que valorizamos:
- Licenciatura em Marketing, Gestão, Comunicação, Engenharia Informática ou similar;
- Experiência de pelo menos 7 anos em funções equivalentes a gestão de canal digital / ecommerce / canal telefónico / vendas, idealmente em empresas e ambientes com forte exposição à venda digital e/ou telefónica;
- Conhecimentos sólidos em gestão de funis de vendas;
- Domínio de plataformas de ecommerce, CMS, web analytics, SEO/SEM, email marketing; ferramentas como Google Analytics, Google Tag Manager, Salesforce e Power BI;
- Conhecimentos em estratégia de digital growth, com track record em crescimento e experimentação;
- Bons fundamentos técnicos (HTML/CSS, performance web, mobile);
- Contacto com operações de canal comercial telefónico;
- Experiência comprovada em gestão de equipas e de projetos;
- Capacidade de influência e negociação para alinhar áreas internas e parceiros externos;
- Comunicação clara e eficaz (PT e EN), com capacidade de storytelling orientado a dados;
- Resiliência e adaptabilidade para navegar em contextos complexos e dinâmicos;
- Forte capacidade analítica e orientação para KPIs;
- Excelente interpretação de dados e storytelling;
- Pensamento estratégico aliado a execução hands-on;
- Proatividade e criatividade para identificar oportunidades e implementar soluções inovadoras.
Compromisso CTT:
É objetivo dos CTT que a igualdade de oportunidades, a inclusão, diversidade, conciliação e igualdade de género sejam parte integrante do seu ADN. Reunir pessoas com perfis, conhecimentos e áreas curriculares diversas, com culturas, género e idades diferentes enriquece a organização, estimula a criatividade e a inovação, contribui para o fortalecimento do potencial humano e para uma maior qualidade nos processos de tomada de decisão, potenciando a criação de valor para os stakeholders.