Payshop | Compliance, Risco e Controlo de Informação | Analista de Controlo Interno e Riscos Não Financeiros Júnior

Payshop | Compliance, Risco e Controlo de Informação | Analista de Controlo Interno e Riscos Não Financeiros Júnior
CTT
07/23/2025 15:34:20
Os CTT são a empresa líder em serviços postais e logísticos em Portugal, com uma história de mais de 500 anos marcada pela inovação e capacidade de adaptação. Nos últimos anos, temos passado por uma transformação significativa, expandindo a nossa oferta para além dos serviços tradicionais e apostando fortemente na digitalização, no e-commerce e em soluções sustentáveis. Esta evolução reflete o nosso compromisso com a inovação e a resposta às novas necessidades do mercado, consolidando-nos como um parceiro estratégico para empresas e consumidores.
A Payshop, do grupo CTT é uma Instituição de Pagamento regulada pelo Banco de Portugal, pertencente ao setor dos serviços financeiros. É responsável pela maior rede de pagamentos presenciais do país, com presença crescente também nos pagamentos digitais.
Procuramos um Analista de Controlo Interno e Riscos Não Financeiros para integrar a Direção de Compliance, Risco e Controlo de Informação (CRC), mais especificamente a área funcional RIO (Risk, Internal Control & Outsourcing).
Principais responsabilidades:
- Desenvolver, implementar e manter um sistema de controlo interno eficaz, alinhado com o quadro regulatório aplicável a Instituições de Pagamento;
- Identificar e implementar melhorias na governança, políticas, processos e controlos da organização;
- Realizar testes regulares aos controlos internos e acompanhar iniciativas de mitigação de riscos e deficiências identificadas;
- Assegurar a articulação com áreas de controlo como segurança da informação, proteção de dados e auditoria interna
- Apoiar a gestão do risco operacional, incluindo a identificação, avaliação, mitigação e monitorização de eventos e indicadores de risco (KRI`s/KCI`s);
- Contribuir para a eficácia do modelo de risco e dos controlos preventivos e detetivos;
- Avaliar riscos associados a novos produtos, parcerias e outsourcing;
- Apoiar a atualização do Plano de Continuidade de Negócio;
- Apoiar o processo de compras e contratação de prestadores, assegurando conformidade com as políticas internas e mitigação de riscos;
- Monitorizar a execução dos contratos com prestadores TIC, assegurando o cumprimento de SLA`s/KPI`s e a atualização da documentação contratual;
- Reportar informação de gestão relativa aos temas geridos pela direção.
O que valorizamos:
- Licenciatura em Engenharia, Matemática, Economia, Gestão ou áreas similares;
- Experiência no setor financeiro é valorizada, especialmente em controlo interno, gestão de risco, continuidade de negócio ou auditoria;
- Domínio de ferramentas MS Office (Excel, Word, PowerPoint). Conhecimentos de Power BI são valorizados;
- Conhecimentos em gestão de contratos TIC e/ou risco de terceiros são uma mais-valia;
- Familiaridade com frameworks de governança como ISO 31000, ISO/IEC 27000, ISO 22300 ou COSO ICF;
- Capacidade de análise de SLA`s, KPI´s e cláusulas contratuais críticas;
- Conhecimentos intermédios de inglês, com foco na expressão escrita;
- Perfil analítico, organizado, com pensamento crítico e proatividade:
- Facilidade de relacionamento interpessoal e forte espírito de equipa.
Compromisso CTT:
É objetivo dos CTT que a igualdade de oportunidades, a inclusão, diversidade, conciliação e igualdade de género sejam parte integrante do seu ADN. Reunir pessoas com perfis, conhecimentos e áreas curriculares diversas, com culturas, género e idades diferentes enriquece a organização, estimula a criatividade e a inovação, contribui para o fortalecimento do potencial humano e para uma maior qualidade nos processos de tomada de decisão, potenciando a criação de valor para os stakeholders.